terça-feira, 21 de agosto de 2012

Para entrar em trabalho de parto

Segundinho continua aqui dentro, no quentinho e confortável, e muito provavelmente tentando evitar nascer nesse tempo seco dos infernos. Nenhum problema da minha parte. Estou louca pra ver a carinha dele, mas curto muito a gravidez e sei que vou sentir uma baita saudade da barriga depois que ele nascer.

O problema, pra variar, são os outros. No caso, a ansiedade dos outros. Não dá pra ligar pra ninguém, porque acham que é o bebê. Não dá pra não atender o telefone quando, por exemplo, estou tomando banho, pelo mesmo motivo. E, no meu caso atual, não tá dando pra aguentar gente falando que eu devia agendar o parto logo, assim ele sofre menos, já que está apertado dentro da minha barriga (!!!).

Eu não tenho falado de parto ultimamente, por muitos motivos. Mas a verdade é que a chance de eu ter que me submeter à uma cesárea está praticamente beirando os 99%. Meu filhote está pélvico, e tudo que tentei fazer para que ele virasse não teve resultado. Mas isso rende outro post. A questão é que, por ter quase certeza que será uma cesárea, e com o bebê a termo, muita gente não entende a minha espera.

Mas eu espero, principalmente por dois motivos.

O primeiro deles é que não entra na minha cabeça escolher um dia e uma hora para meu filho nascer. Baseada em quê? Na recomendação de algum astrólogo? Em numerologia? Escolher se terei outro filho de Leão ou um de Virgem? Ou pensar na minha praticidade (hum, sexta é bom porque é o dia nacional da cesárea tenho o fim de semana pra curtir na maternidade)? Nada contra quem faça isso, só não é meu caso. Eu só quero que ele venha no tempo dele, no dia dele e na hora dele.

O segundo é que eu realmente queria entrar em trabalho de parto. Pra ter certeza que a hora chegou. E pra ter pelo menos uma amostrinha de todo o arsenal hormonal que eu sei que meu corpo é capaz de produzir, e que só fará bem a nós dois. E porque, né? Se eu posso escolher com ou sem emoção, vou sempre no com. Rá!

E aí que minha médica não vai esperar eternamente até meu baby resolver se manifestar. Eu compraria a briga seriamente se evoluísse para um parto normal, mas como não é o caso, não quero me estressar com isso.

Bom, daí que comecei a pesquisar maneiras de dar uma ajudinha pra entrar em trabalho de parto. É o que se chama de indução natural. Até onde eu sei, não há nenhuma comprovação científica no que estou falando, mas para gestações de baixo risco também não há contra-indicações (fale com seu obstetra/doula/parteira antes de fazer, ok?), principalmente no meu caso, em que está tudo na mais perfeita ordem (placenta, oxigenação, índice de líquido amniótico, crescimento do bebê, etc)

A primeira coisa importante é manter o corpo em movimento. Caminhadas ajudam bastante, ficar de cócoras também. É a famosa lei da gravidade dando sua colaboração. Lógico, tudo dentro do que você aguenta, com calma e no seu ritmo. Eu tenho passeado todos os dias com o cachorro, pelo menos uma volta no quarteirão. Pode parecer pouco, mas uma volta no quarteirão, no meu caso, significa uma descida, uma subida, segurar um cachorro que puxa bastante e apartar brigas caninas. Quando consigo, ando mais, saio com o Rapha, e faço normalmente as coisas que tenho pra fazer.

Daí entramos nas dicas propriamente ditas, conhecidas como 3 hots. Os 3 hots nada mais são que a famosa trilogia sexo, drogas e rock&roll (tô brincando gente, não me levem a sério. Sou um poço de hormônios ensandecidos sem muita noção, ok?)

O sexo, além de ser bom e a gente gostar, dizem que estimula o trabalho de parto por três principais motivos. O sêmen contém uma substância chamada prostaglandina, que alguns dizem ajudar a afinar o colo do útero (outros dizem ser em uma quantidade insuficiente para isso). Além disso, o orgasmo provoca contrações uterinas e há a liberação de ocitocina. Então amiga, te desafio a convencer o bofe encontrar uma posição confortável e gostosa com barrigão de 40 semanas.

As drogas ficam por conta da comida apimentada e dos chás, como os de gengibre e canela. Só tomem cuidado, quem não está acostumada a uma pimentinha, com os possíveis efeitos colaterais de exagerar na dose.

E o rock&roll é perfeito pra embalar a trilha sonora do seu banho quentinho. Mas pode colocar bossa nova que funciona do mesmo jeito, o importante é a água estar quente e, de preferência, ser um banho de imersão.

Aqui tenho tentado adaptar as dicas à nossa realidade. Como já falei, não deixei de caminhar nem pretendo.  Na comida muito picante ou exótica vou com moderação, porque não estou nada acostumada a temperos demais. Mas já comprei um belo talo de gengibre, que está indo pra chaleira em 3, 2, 1... O banho quente acontece desde que me dou por gente. Como não tenho banheira em casa, tenho deixado a água cair nas costas por uns minutos a mais, de preferência de cócoras.

E aí, meninas, quem mais tem dicas pra compartilhar? Funcionou com alguém? Tô pirando além da conta?  Manda ver nos comentários!

26 comentários:

  1. Oi Ilana! Na gravidez do Vítor eu também passei das 40 semanas. Como a ansiedade era grande usei e abusei dos métodos que tu colocou aqui! Muitas caminhadas (realmente... um quarteirão no fim da gravidez é MUITO, ando sem fôlego até pra descer e subir para o apartamento - não tem elevador no prédio), comidas levemente apimentadas, sexo e banhos quentinhos e relaxantes (mesmo no chuveiro é excelente fazer como tu disse, ficar de cócoras e deixar a água cair na lombar). Se funcionou? Olha, daí não sei! O que sei é que ele nasceu antes da 41ª semana e deu tudo certo.
    Agora estou na 37ª semana e já começaram os pitacos. É uma chatice mesmo. Dá vontade até de mentir para quando é o bebê, dizer que é para uns 15 dias depois da DPP, assim ninguém enche o saco.
    Mas de qualquer forma quero te desejar um excelente parto! Muita saúde para os dois filhotes e que o Rapha curta muito o irmão!
    Grande beijo!

    Ananda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nossa, assino embaixo, me arrependi de ter dito a data prevista para as pessoas, deveria ter dito quinze dias depois, assim ninguém enchia o saco... sei que ninguém faz por mal, mas acho que ninguém entende o quanto já estamos ansiosas pelo trabalho de parto não começar.. enfim, fica de lição para minha próxima gravidez, vou jogar a data lá para frente para os outros para poder aguentar esse finalzinho que já não é fácil no sossego... bjs e saúde para vcs!

      Excluir
  2. Eu não tenho nenhuma dica, aqui foi ao contrário, muito esforço para segurar o neném!!! Beijos, Tati e boa sorte
    http://amigosdefraldas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Ai, Ilana, sabe que até hoje não escrevi sobre o parto da Bia no blog... Preciso!

    Essa reta final e o povo enchendo o saco pra fazre logo uma cesárea é um porre mesmo! Tb ficava meio de pavio curto com esse blablabla! Eu fiz cesárea, mas só depois que entrei em trabalho de parto. Aliás, meu médico nem gosta de agendar, diz que agendar só se houver algum problema, aí, segundo ele, 90% de chance de não ser agendado, ser de emergência. Logo, ele não agenda! rs

    E aqui eu tb abusei das comidas apimentadas e do sexo no final! hahahaha Tava louca pra me livra da barriga e virar mãe! Vamos ver como será no final dessa aqui! Só em novembro que Cecilia chega!

    Boa sorte aí, força na peruca e curta os últimos dias de barrigão!

    Beijocas

    ResponderExcluir
  4. Hahahaha, Ilana eu giz tudo issooooo! Incluindo uma mega faxina, com direito a esfregão, sobe e desce de escadas, abaixa levanta, muita pimenta, dancei, pulei, o sexo, bem essa parte não tava dando muito certo não, rs. Mas não entrei em trabalho de parto e na época dei um mole pq não peitei esperar mais um pouquinho, já estava com 42 semanas e minha médica ficando tensa, mas me arrependo MUITO de não ter segurado pelo menos mais uma semaninha, enfim, que as mandingas funcionem pra você! Vou fazer uma reza braba daqui, rs;

    ResponderExcluir
  5. Ilana, eu tive nenê de cesárea agendada (sim, eu via motivos para isto), mas quero muito um parto normal no próximo baby, quando eu engravidar de novo. E sim, quero, especialmente, entrar em trabalho de parto, por saber que a hora é certa, que o bebê está pronto, que está no timming dele e não no nosso, no que nós achamos que está certo. Te entendo perfeitamente, mesmo que seja cesárea, que tenha trabalho de parto, com certeza.

    Quanto às dicas... infelizmente, não tenho nenhuma, pq nunca entrei em TP ou quis entrar, espero poder te responder isso daqui alguns anos.

    Beijos grandes, boa sorte para vcs!

    E depois nos conte o pq da cesárea, o que está acontecendo. Vai que tem alguém nessa mesma situação e vc pode ajudar? Ou não, não sei. Conte se vc quiser tbm!
    =)

    Beijo!

    ResponderExcluir
  6. Ah, Ilana, queria ter metade dessa sua placidez... não cheguei nem na 30a semana ainda e já comecei com os faniquitos, estar grávida não é bem a minha praia. Os incômodos começam a me aborrecer de verdade e só com muita racionalidade pra me conformar que ainda faltam alguns meses. Como digo sempre, prefiro mil vezes o bebê no colo que na barriga!
    Imagino a pressão que vc está sofrendo, ainda mais sabendo que vai ser cesárea de qualquer maneira, mas aguenta firme aí. Estou na torcida!
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Ilana, pena não poder fazer coro ao seu post. Pq não sei nada do assunto. Enry nasceu precisamente na DPP, naturalmente.
    Mas acredito que essas coisas devam funcionar, pelo menos um pouquinho. Difícil é conseguir fazer tudo, mas.. quem disse que não pode funcionar né?
    Acho bem legal vc querer esperar a hora dele (se está tudo bem, por que não?) e com emoção é melhor mesmo! hahaha
    Assina #aloka que já esqueceu tudo sobre seu PN! hahaha

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi Ilana,
    concordo muito contigo nessa história de escolher o dia e horário para o bebê nascer. Como assim, né? No meu caso também significaria escolher se ele vai ser sagitário ou capricórnio, e acho que faz diferença sim!

    Vou ficar aqui torcendo para o 1% de chance de evoluir para o normal.

    Beijos,
    De

    ResponderExcluir
  9. Ilana, vc esta certa. Manu nasceu de cesarea, mas esperei entrar em trabalho de parto, assim tive certeza que ela nasceria no dia dela e nao num dia pre agendado. Logico, meu medico pos um deadline, a cesarea ja estava ate agendada pra 40 semanas, mas ate la eu rezei e pedi muito pra ela vir antes da data agendada. E ela veio, um dia antes!

    ResponderExcluir
  10. Ilana, não sei de dicas pro bebê virar ou pra acelerar o parto, mas entendo totalmente vc preferir esperar entrar em TP. Minha cesárea foi pelo mesmo motivo, Bento não virou. E nem estava pélvico, estava transverso! Pior ainda. Eu entrei em TP com 36 semanas, cheguei na maternidade com bolsa rota. E ele de lado. É isso o que me deixa tranquila quando penso na cesárea, ao menos sei que no meu caso não tinha outro jeito e que, por ter entrado em TP, era a hora dele mesmo.
    Então fica tranquila, espera a hora do baby querer sair e ignora os pitacos pra agendar...
    Ótima hora pra vc!
    bjao

    ResponderExcluir
  11. Parece que essas históricas com grávidas só mudam de endereço.
    Aconteceu a mesma coisa comigo em relação aos telefones, era um saco e eu já não sou uma pessoa muito paciente, ainda mais grávida.
    Não liga para o que ninguém disser, vai no seu tempo e faz aquilo que achar melhor para vocês dois.
    Boa hora para você, assim que ela vier e do jeito que ela vier.
    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Além das suas idéias, já li que estimular os mamilos (como passar a toalha ou bucha em preparação para amamentar) também libera ocitocina, e pode ajudar a começar o parto. Alguns também dizem que comer abacaxi ajuda, mas tem que ser purinho, não com açúcar. Se é verdade, não sei... :) Boa sorte!

    ResponderExcluir
  13. Ilana quer dizer que vocês continuam firmes e fortes... somente na espera. Que bom que está bem, na espera do trabalho de parto. Acho que está certíssima! Pra que antecipar? Só porque o povo está falando demais. O melhor nesse momento é ignorar, viver esse finalzinho da gravidez muito tranqüila ao lado da sua família.
    Sabe que Felipe nasceu de 38 semanas, Thomas de 39 e Lucas de 40 semanas e 2 dias. Estava na posição, porém demorei para entrar em trabalho de parto. O que fiz, já que ansiedade era demais, fiz muita caminhada, limpei a casa, abaixei, levantei... enfim, continue fazendo pouco sem poupar o cansaço, a barriga grande demais.
    Espero que seja quando tiver que ser... Que você tenha uma ótima hora.
    Estarei aqui ansiosa por notícias. Um grande beijo.

    ResponderExcluir
  14. Eu também usei destes artifícios para tentar fugir da cesárea, sem sucesso as 36 semanas, o que mais agitou as coisas foi a comida apimentada mesmo,rolou um festival mexicano inesquecível já que antes da sobremesa a barriga pulava igual pipoca! Aguenta ai até a hora que puder, também quero numa próxima gravidez descobrir o que é um trabalho de parto.
    Que venha em boa hora e com saúde!!!
    Beijão

    ResponderExcluir
  15. Ilana, de quantas semanas você está? Não quis tentar versão externa?
    Quero ver se esse moleque nasce tão rápido que não dá tempo de operar... ;)
    Beijos!
    Lia

    ResponderExcluir
  16. No final é complicado mesmo. eu tenhoi só um o Matheus e ouvi no último mês da gestação o tempo todo "ainda não nasceu??". Era um saco... Mas esperei a hora certa e ele veio em PN. Bom parto pra vc.
    Adorei seu blog e estou te seguindo, me segue de volta? Bjs.
    http://matheusmeucoracao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Tambem to na mesma situacao. To de 40 semanas 3 dias e nada do bb querer sai sinto colica e dor nas costa. Fasso faxina de tudo mas nada ainda vou tenta tomar o cha de canela pra ve se adianta qero meu bb logo moito anciosa bjs

    ResponderExcluir
  18. Flor, estou também de 39 semanas, e é claro que já houvi de tudo, desde os colegas de trabalho acabando com as minhas células no laboratório pra eu não ir mais até bronca de chefe pq me ouviu falar em parto natural, em esperar o tempo da bebê... Por vias das dúvidas e desespero geral de parte da família, continuo caminhando com pequenas corridas de intervalo (1corre:4min caminha 2x na semana) diariamente caminhadas de ao menos 40min e 1x na semana meu treino é mais longo (pra desespero total do meu GO) de 6km de caminhada e trote na USP) ... to comendo abacaxi, fazendo chá de gengibre, transando (o que não tem sido problema..kkkk) e banho quente... Além de alguns agachamentos... fico pensando, "- é hj!" todos os dias... Espero que funcione, ou no final, são apenas palhativos para o momento que minha Valentina escolher, enquanto isso a gente fica "passando o tempo" imaginando se algumas dessas coisas dão certo! kkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  19. Acabo de chegar da maternidade,estou com 2cm desde de ontem,mas nada de dor,o medico me mandou de volta pra casa,mas a ansiedade veio comigo..kkkk tbm to pesquisando metodos pra acelerar me TP pq nao estou nada tranquila sabendo q ja comecou a dilatacao e nao consegui sentir nada.
    Ja tenho 1 filho de 7 anos,e com ele tive que ser induzida com injecao,nao quero q a historia se repita,tomara que eu tenha sorte pq usarei todas as digas ainda esse final de semana..kkkk

    ResponderExcluir
  20. Ola eu ja estou de 37 semanas e ja estou muito anciosa ñ vejo a hora . como o final é difil demora d+ p passar e todo mundo perguntando aflição .....Na minha outra gravidez apelei p o chazinho de canela e me ajudou muito....bjusss

    ResponderExcluir
  21. Quero saber quando a cachorra esta com escorrerimento esverdiado e acasatanhado com sangue e ela esta parecendo que esta quase morredo o wue fazer pelo amor de deus

    ResponderExcluir
  22. Quero saber quando a cachorra esta com escorrerimento esverdiado e acasatanhado com sangue e ela esta parecendo que esta quase morredo o wue fazer pelo amor de deus

    ResponderExcluir
  23. queria muito ter um parto normal mas o medico so quiz espera dois dias depois da data prevista ja tentei de tudo para entra em trabalho de parto mas ate agora nada mas ainda tenho ate amanha de manha .jaque minha internação esta marcada para o meio dia

    ResponderExcluir
  24. Estou de 40 semanas e 2 dias e nada da minha pequena ana clara dar um sinal de sua chegada estou ansiosa vou fazer uns desses metodos nao aguento mais .. Minha outra gestasao durou 41 semanas e 4 dias a emanuely tbm foi um pouco preguisosa .. Aviso sobre a chegada da ana clara bjuus mamaes amigas

    ResponderExcluir

Deixe um comentário e uma mamãe feliz!